NOTAS DE VENDA PARA ENTREGA FUTURA

Ajuda referente a Emissão e Operações de Notas de Saída.
Post Reply
Qualidade
Posts: 210
Joined: 24 Mar 2020 16:28

NOTAS DE VENDA PARA ENTREGA FUTURA

Post by Qualidade »

A VENDA DE MERCADORIAS PARA ENTREGA FUTURA CONSISTE EM REALIZAR UMA VENDA, ONDE A MESMA SERÁ FATURADA ANTES DE ENTREGAR A MERCADORIA PARA O CLIENTE, OU SEJA, O MESMO IRÁ RELIZAR O PAGAMENTO PORÉM E MERCADORIA SERÁ ENTREGUE EM OUTRO MOMENTO. GERALMENTE ESSE PROCESSO É UTILIZADO QUANDO O CLIENTE QUER GARANTIR A COMPRA DE UM PRODUTO EM UM DETERMINADO VALOR, OU ATÉ MESMO QUANDO ELE COMPRA A MERCADORIA E QUER RECEBER A MESMA EM PARTES (EM UMA CONSTRUÇÃO POR EXEMPLO). O PROCESSO DE VENDA DE ENTREGA FUTURA É FEITO EM DUAS ETAPAS, ONDE A PRIMEIRA NOTA É EMITIDA PARA GERAR O FATURAMENTO E A SEGUNDA PARA MOVIMENTAR O ESTOQUE E COBRAR O IMPOSTO. ABAIXA SERÁ EXPLICADO COMO DEVEM SER CADASTRADAS AS OPERAÇÕES E COMO DEVEM SER FEITOS OS LANÇAMENTOS.

1º Passo: Cadastrar as duas operações:

A primeira operação deve ser cadastrada para que seja controlado o financeiro da empresa, ou seja, o estoque e os impostos não devem ser controlados nessa operação, pois a mesma será somente para o faturamento (cobrança). Os parâmetros precisam estar exatamente conforme a imagem abaixo.

Screenshot_1.png

A segunda operação deve ser cadastrada para que seja dado baixa no estoque e cobrar o imposto (caso necessário). Ou seja, esse segunda operação será utilizada quando a mercadoria for entregue para o cliente, para que a mesma movimento o estoque e calcule ICMS, IPI, etc. Os parâmetros precisam estar exatamente conforme a imagem abaixo.

Screenshot_2.png

2º Passo: A ordem dos lançamentos deve ser da seguinte forma: A primeira nota deve ser feita de acordo com a primeira operação cadastrada, para que o produto não movimente o estoque, apenas o caixa da empresa. A segunda nota deve ser lançada com a segunda operação cadastrada, sem controlar o caixa e movimentando o estoque a calculando imposto (caso necessário).

OBSERVAÇÕES:

-Geralmente a CFOP utilizada para a primeira nota é a 5.922/6.922 e para a segunda nota a 5.115/6.115
-Deve ser confirmado com a contabilidade CFOP e CST das notas, e criar uma tributação específica para cada operação, para que as mesmas carreguem corretamente a CST/Alíquota que a contabilidade passar.
-Ambas as notas são transmitidas para o SEFAZ, então deve-se ficar atento à ordem da emissão das notas.
-A referência da primeira nota pode ser colocada nas OBS da segunda nota, para o cliente saber qual nota está sendo entregue.
-A primeira nota deve constar todos os produtos que serão entregues futuramente.
-A emissão das notas para o envio das mercadorias pode ser dividida em etapas, ou seja, não é necessário lançar todos os produtos na segunda nota.
Post Reply