LANÇAMENTO DE ORÇAMENTOS
Posted: 27 Apr 2020 11:34
1º: Deve ser acessada a ação 130 - Documento auxiliar de venda.OS ORÇAMENTOS SÃO UTILIZADOS NAS EMPRESAS PARA QUE O CLIENTE CONSIGA TER UMA PRÉVIA DE VALORES E QUANTIDADES ANTES DE REALIZAR A COMPRA EFETIVA DO PRODUTO OU SERVIÇO.
2º: Campo Tipo: Há 3 opções nesse campo
*1: Referente as PV que são as Pré-vendas, esse documento é utilizado de forma mais "curta", ou seja, caso a venda não seja realizada, em 48 hrs ela é automaticamente finalizada pelo frente de caixa.
*2: Referente à DAV, que são os documentos utilizados com tempo mais extenso, onde elas não possuem um tempo determinado para ser finalizado, devem ser utilizados por empresas que não realizam prestação de serviço. Ou seja, devem ser lançadas apenas com produtos.
*3: Referente à DAV-OS, que são os documentos utilizados para ordem de serviço, nesse tipo podem ser inseridos produtos e serviços. Quando for utilizado esse tipo, irá habilitar um campo abaixo da situação para informar "placa e km" caso seja serviço realizado em veículos.
3º: Campo Nr. DAV: Caso for um documento novo é necessário apenas dar enter, onde no final o sistema irá gerar um número sequencial automaticamente. Caso o cliente visualizar/editar um documento já lançado, deve ser informado o número ou pode ser dado F9 para busca. Quando é dado F9 irá abria a tela abaixo. Nessa tela terá opções de pesquisa no rodapé, onde:
*Pesquisa por: terá as opções de nome, CPF/CNPJ, código cliente, código contato, cidade, valor total, situação, validade, placa do veículo, funcionário e veículo, o que for selecionado nesse banco, irá efetuar a busca com as informações do campo "selecionar", onde pode ser digitado o que foi colocado na pesquisa. Por exemplo, irei selecionar a pesquisa por "nome", no campo selecionar deverá ser informado o nome do cliente, onde irá listar apenas as DAV's que que são desse cliente.
*Ao lado irá aparecer duas flags, "abertas" e "canceladas", onde o sistema só irá listar as DAV's que estiverem na situação selecionada.
*Ordenação: possui quatro opções, nome do cliente, número da DAV, valor e data. Marcando uma dessas opções, o sistema irá ordenar os campos acima de acordo com o filtro, e ao lado terá as opções "Ascendente e descendente", onde ele irá ordenar do menor para o maior ou do maior para o menor.
4º: Validade: Deve ser informada a data que esse orçamento irá vencer. Irá puxar automaticamente 30 dias após a data atual, podendo ser alterada.
5º: Lançamento: Irá puxar automaticamente a data do computador, podendo ser alterada.
6º: Entrega: Irá puxar automaticamente a data do computador, podendo ser alterada, é a data prevista para entrega do produto/serviço.
7º: Tabela de preço: irá puxar o que está cadastrado nas configurações do sistema, podendo ser alterada. Essa tabela irá puxar o preço dos itens cadastrados nessa tabela de preço (pode ser utilizada apenas uma tabela no documento).
8º: Situação: Pode ser dado F9 para busca, é cadastrada na ação 153 e será utilizada de acordo com o controle de cada empresa. Se for utilizado o tipo 1, na situação deve estar marcada a flag "Pré-venda", se for usado o tipo 2 não devem estar marcadas as flags "Pré-venda" e nem "DAV-OS", para utilizar o tipo 3 deverá estar marcada a flag "DAV-OS" na ação 153.
9º: Caso for utilizada a DAV-OS, o sistema irá habilitar o campo para informar a placa do veículo e a Km caso seja necessário, não é um campo obrigatório, podendo ficar em branco. Caso não for DAV-OS, o sistema automaticamente irá cair com o foco no campo Cliente.
10º: Se a empresa utiliza PAF-ECF (cupom fiscal), irá aparecer um campo ao lado com as opções "ECF e PDF" devido a legislação do PAF. Se o cliente deseja reabrir essa DAV para realizar alterações, deve ficar selecionada a opção "PDF", se estiver marcada como "ECF" o sistema irá gravar a DAV normalmente porém ela não poderá ser reaberta para edição. Se o cliente não utiliza o PAF, ele irá gerar o PDF normalmente.
11º: Cliente: Pode ser informado o código ou dar F9 para efetuar a busca.
Nessa mesma linha, o sistema habilita dois novos campos para que a empresa consiga fazer a verificação do financeiro do cliente e as obs do cadastro do mesmo. -1: Alteração do cliente: o botão irá habilitar depois que for confirmada a DAV, podendo ser alterado o cliente do documento.
-2: Consegue verificar as obs do cadastro do cliente.
-3: Consegue efetuar a consulta do financeiro do cliente.
12º: Para o lançamento dos itens:
-Produto: Código interno do item, pode ser digitado ou dar F9 para busca.
-Qtde: Quantidade do item.
-Und: Unidade de medida que o item será vendido, pode ser dado F9 para busca.
-Vl.Bruto: Valor unitário que o item será vendido.
-%Desc.: O mesmo poderá ser preenchido manualmente com o % de desconto que deseja. Caso o cliente utilize o PAF-ECF e for colocado um valor no campo "Vl.Bruto" menor do que está no cadastro do produto, o documento automaticamente assume o desconto devido a legislação. Se o cliente não utiliza o PAF-ECF, o valor ficará o mesmo, sem desconto.
-%Acres: Seguirá a mesma lógica do desconto, o mesmo poderá ser preenchido manualmente com o % de acréscimo que deseja. Caso o cliente utilize o PAF-ECF e for colocado um valor no campo "Vl.Bruto" maior do que está no cadastro do produto, o documento automaticamente assume o acréscimo devido a legislação. Se o cliente não utiliza o PAF-ECF, o valor ficará o mesmo, sem acréscimo.
-Vl.Líquido: Será o valor líquido, com desconto e caso tenha acréscimo, com o mesmo. Ou seja, será o valor unitário final.
-Vl.Total: Será o valor total dos itens, o valor líquido multiplicado pela quantidade.
-Funcionário: Deve ser o funcionário que está lançando a DAV, ou se a empresa controla por vendedor, deverá ser lançado com o vendedor do item. O funcionário deve estar obrigatoriamente cadastrado como "vendedor", caso contrário o sistema não permitirá inserir o mesmo na DAV.
-Os campos abaixo, como descrição do produto, marca, estoque, local e box irá puxar automaticamente do produto inserido.
13º: Valores do rodapé ao lado esquerdo da tela: -Mercadorias: Valor total das mercadorias lançadas.
-Serviços: Valor total dos serviços lançados.
-IPI e ICMS ST: Irá fazer um cálculo "estimado" do valor dos impostos caso a ação 153 estiver habilitada para essa função.
-Frete: Poderá ser informado o valor "estimado" de frete.
-Desconto: Valor de desconto no total do documento caso a empresa deseje efetuar.
-Total: Será o valor de mercadorias + Valor dos serviços + IPI + ICMS ST + Frete - Desconto.
-Pagamento: Se for à vista poderá ser finalizado direto (não irá mexer com os valores do caixa). Caso for informado à prazo, irá abrir uma segunda tela no momento em que for confirmado para que sejam lançadas as parcelas, as mesmas não irão lançar na consulta financeira, será apenas uma prévia de como será feito o pagamento.
14º: Opções antes da confirmação ao lado direito da tela: -Calcular totais: Caso algum valor tenha ficado inconsistente, selecionando esse botão irá recalcular os valores do documento.
-Confirmar: Irá finalizar o documento onde irá apresentar o número da PV/DAV/DAV-OS na tela. Nesse momento, caso estiver configurado, ele irá salvar o PDF da DAV na pasta selecionada nas configurações e irá abrir a tela para que seja impressa. Caso a mesma for gerada em ECF sairá na impressora fiscal.
-Cancelar: Irá cancelar os lançamentos efetuados.
-Apontamentos: É utilizado para lançar as horas de serviços.
-Dados adicionais: Irá abrir uma tela de campo livre para que sejam informadas obs conforme a necessidade da empresa.
-Transportadora: Um lançamento prévio de quem irá transportar a mercadoria, não é campo obrigatório.
OBS: ESSES DOCUMENTOS, TANTO COMO PV, DAV E DAV-OS NÃO CONTROLAM FINANCEIRO E NEM ESTOQUE, APENAS PODEM RESERVAR O ESTOQUE CASO ESTEJA MARCADO NA AÇÃO 153. ELES SÓ IRÃO BAIXAR O ESTOQUE OU MEXER NO FINANCEIRO QUANDO FOR IMPORTADO EM UMA NOTA FISCAL OU CUPOM FISCAL.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do telefone: (49) 3324-6343