A DEVOLUÇÃO DE CUPONS FISCAIS DEVE SER FEITO ATRAVÉS DA AÇÃO 127 - DOCUMENTOS FISCAIS DE ENTRADA.
1º Passo: Deve ser cadastrada uma operação de Devolução de Venda através da ação 152, conforme a imagem abaixo. Os campos principais que devem ficar configurados corretamente, são o campo do grupo que deve ficar como "D - devolução", modelo "55", tipo de operação como "Entrada", a finalidade da nota fiscal deve ficar como "Devolução", e nos parâmetros devem ficar marcadas as flags "Referenciar nota fiscal" e "Enviar inf. de referência no XML", os demais campos são de controle interno de cada empresa. A aba CFOP também deve ser configurada de acordo com o que a contabilidade repassar ao cliente, desde que a mesma seja específica de devolução.
2º Passo: Para emitir a nota fiscal de devolução deve ser acessada a ação 127 (Documentos fiscais de entrada), ou então através do caminho: Estoque -> Documentos fiscais de entrada.
-Tipo: N - à imprimir.
-Tipo: 1 - Documento Novo.
-Operação: Deve ser informada a operação que foi cadastrada na ação 152.
-Modelo: 55
-Fornecedor: Deve ser informado o cliente do cupom fiscal, onde o mesmo deve estar cadastrado como fornecedor (ação 192), ou então através da ação 195 (cadastro de cliente), abrir o cadastro do mesmo, e com o botão direito na tela, selecionar a opção "cadastrar fornecedor", onde irá importar as informações para o cadastro de fornecedor.
-Campo "R" ou "C", caso for pessoa jurídica com IE, deve ser selecionada a letra "R" e se for pessoa jurídica sem IE ou pessoa Física, deve ser informada a letra "C".
-Nr. Nota Fiscal: Irá carregar o número da sequência da série.
-Série: Irá carregar que está configurada no sistema, podendo ser alterada, conforme a necessidade do cliente.
-Sub Série: Não há necessidade de preenchimento.
-Chave NFe: Irá gerar quando a nota for confirmada, não havendo necessidade de ser preenchida.
-Data Emissão, Hora e Data Lançamento: Irá carregar de acordo com a data e hora do computador, não havendo necessidade de alteração.
3º Passo: Ao dar enter na data de lançamento (em ambos os tipos de nota), irá abrir a tela para ser referenciada o cupom fiscal (conforme a imagem abaixo):
Na tela de referência, deve ser informado:
-Série: "2D".
-Tipo de Documento: Cupom Fiscal.
-Impressora Fiscal: Deve ser informado o código da impressora em que foi emitido o cupom (pode ser usada a tecla "F9" para busca.
-Nr Cupom Fiscal: Deve ser informado o número do CCF (que é o número do cupom), podendo ser utilizada a tecla "F9" para a busca.
Em seguida, será listado os itens do cupom fiscal, onde o cliente deve informar quais itens deseja realizar a devolução, caso não sejam todas as quantidades, deve ser clicado duas vezes em cima do produto e informada a quantidade que deve ser devolvida. Após isso, deve ser clicado no botão "confirmar", onde irá carregar os itens, valor e quantidades para nota, em seguida deve ser selecionado o tipo de pagamento (a vista ou a prazo) e clicar em "Confirmar", onde a nota ficará gerada no sistema e comunicará com o SEFAZ.
OBS: Caso o cupom esteja cancelado no sistema, na tela de referência não irá aparecer o cupom fiscal. Em caso de cancelamento da nota de devolução, o mesmo deverá ser feito no prazo de 24 hrs (conforme limitação do SEFAZ).
Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do telefone: (49) 3324-6343